Pontal do Paraná

Pontal do Paraná tem sua população de 20.839 habitantes.Foi criado em 20 de dezembro de 1995

O município foi desmembrado de Paranaguá. Fica no litoral, e a uma distância de 100 km da capital Curitiba, tendo como atividades principais o turismo, comércio, pesca e artesanato. E fulturamente as atividades portuárias, três empresas vão investir pesadamente no municipio, como a Teninht, a Subsea 7 e o Grupo JCR, do futuro Porto de Pontal.

Em volta de 1983 as tentativas de emancipação já comaçavam a ser tentadas, pois o municipio de Paranaguá não dava uma atenção especial a este território,então chamado de ``Praias de Paranaguá´´,depois de varias tentativas, a realidade. Então que em 1995, uma grande mobilização feita pelo então Deputado Estadual Algaci Túlio, que houve a aprovação popular através de plebiscito, resultando na Lei que veio emancipar o Município, nomeado de Pontal do Paraná.


Então em 1997,houve a primeira eleição para prefeito e vereadoes, que foram eleitos o primeiro Prefeito do Município, Dr. Hélio Gaissler de Queiroz, e seu vice, José Antônio da Silva e os vereadores Benedito Ferreira, Donizete Feronimo de Oliveira, Edson Augusto Batista Salguiro, Conrado Gonsalves Pinto Filho, Gino Fernando Ronahak, Odair Serafim do Nascimento, Lorival Rocha Mantovani, Fernando Luiz Seren e Murilo Bittencourt de Camargo Sobrinho. Foram desenvolvidos diversos trabalhos,em especial no legislativo com a criação da Lei Orgânica do Município em dezembro de 1997, e tantas outras leis importantes.

Já no dia 1 de Outubro de 2000, o então vice-prefeito, o Sr. José Antônio da Silva, foi eleito prefeito,tomando posse em 1 de Janeiro de 2001.As eleições de Outubro de 2004, o Sr. Rudisney Gimenes então foi eleito,com o vice o Sr. Izair Marcelino da Veiga,conhecido como Lico,tomando posse em 1 de Janeiro de 2005.Nas eleições de 2008,Rudisney Gimenes foi reeleito, com outro vice, Rubens Marcelino da Veiga, conhecido como Rubinho. Em 2013, foi eleito Edgar Rossi.

Pontal do Paraná possuirá um Parque de Construção Submarina,construida pela empresa norueguesa Subsea 7. O Grupo JCR, será encarregado de construir o Porto de Conteiners do municipio, já a Techint,construirá um estaleiro para montar prataformas para o pré sal. Enquanto isso a economia está sendo baseada nas atividades relacionadas ao turismo, que emprega a maioria da população fixa e atrai milhares pessoas de todos os cantos do país, durante a temporada de verão,que é organizada pelo governo do estado,em parceria com a prefeitura,com barracas de entretenimento nos balneários de Shangri-lá e Ipanema,no período que compreende os meses de dezembro a março.

Nos meses restantes, a economia caracteriza-se pela pesca e eventos como a Festa da Tainha, Festa do Camarão, Camacho (festa do camarão e do chope),Festival do Caranguejo, Festa de São José,padroeiro do municipio,encontro de trilheiros e muitas outras opçoes.

Já na parte geográfica, Pontal do Paraná fica na planície costeira de Praia de Leste, feito por um relevo bastante suave e de baixa altitude, que recebeu o nome de restinga.

O período mais chuvoso é o verão, tendo o mês de fevereiro o que apresenta maior quantidade de chuva (350mm) e o período mais seco, o inverno a quantidade de chuva é de 100mm, sendo a quantidade média anual do Município está em torno de 2 000 mm.

O município tem suas divisas ao Sul com o município de Matinhos, a Oeste com o Município de Paranaguá e a leste e norte é banhado pelo Oceano Atlântico, sendo a norte pela baía de Paranaguá.

O Paraná tem 50 km de extensão em praias, das quais 23 km se encontram em Pontal do Paraná, tornando o município totalmente voltado às atividades praianas.Tem 48 Balneários,como as badaladas Praia de Leste e Ipanema, a tranquila Shangri-lá e o balneário de Pontal do Sul,que é o principal ponto de partida para Ilha do Mel.
Além disso, pode contar com seus balneários com total qualidade de balneabilidade.



Hino de Pontal do Paraná

Letra: Simone Domingues Gavansky
Música: Ligia Men Silva


Das estradas caminhos de areia,
Cobertos por um sol radiante,
Mãos calejadas desse bravo do mar,
Surgiu no olhar, o sorriso do infante.
Lugares que traçam histórias,
Seus manguezais, a ilha dos Currais,
O artesanato e a sua beleza,
são todas essas as nossas riquezas.
A tradição dos índios e seus filhos,
Com o camboar e os sambaquis,
fazem desse lugar a sua terra,
De um povo forte e feliz.

Côro – Pontal do Paraná, lugar de encantos mil;
Pontal do Paraná, no litoral sul do meu Brasil!

Suas praias, seus frutos e riquezas
O turismo almeja o progresso,
E é um sonho de um futuro promissor,
É a esperança de um povo lutador.
O pescador, sua rede e seu talento,
pois é no mar que ele é feliz,
Este lugar é a sua casa,
A sua terra o seu país.
Que a educação, saúde das crianças,
Todas as raças, sejam iguais,
Que nesta terra não exista guerra,
E reine aqui, sempre a paz!

Côro – Pontal do Paraná, lugar de encantos mil;
Pontal do Paraná, no litoral sul do meu Brasil!

Pontal do Paraná te aguarda de braços abertos !!


2 comentários:

  1. Visitem meu blogger: mulheresempreendedorasdeguarapuava.blogspot.com.br
    abraços a todos!!

    ResponderExcluir
  2. Olá gostaria de saber o que aconteceu com o dinheiro do pagamento da creche feita por gilberto rosa no caraguaçu pois como todos sabem a prefeitura mandou ele fazer a creche e não pagou até hoje isso teria de ser mostrado para a juiza.....kkkkkk ainda bem que a GAZETA DO POVO vai descer e tirar as fotos HUMMMM tambem mandei pro cqc contando será que o gilberto vai receber ou o GIMENEZ já embolsou mais este dinheiro.PONTAL DO PARANÀ

    ResponderExcluir